Sgt FEB Sebastião

06/09/1923 – 11/11/2023

                                                                                                                

HERÓI DA FEB NOS CAMPOS DE BATALHA DA ITÁLIA NA 2ª GUERRA MUNDIAL

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi uma força militar, composta por 25.334 homens e mulheres, que participaram da Segunda Guerra Mundial, ao lado dos países Aliados, na Campanha da ITÁLIA, entre 1944 e 1945, no combate ao regime nazifascista. Junto esteve o 3º Sgt. Sebastião Menott Nunes, o qual partiu para a Itália, no Porto do Rio de Janeiro, no início de 1945, lotado no Centro de Recompletamento de Pessoal (CRP), com a identificação número 3G. 84.860, embarcado no navio americano de transporte de tropas o USS Gen. M. C. Meigs P-116, junto com outros 5.082 Pracinhas. Numa de suas participações no front, como voluntário, conduzindo seu Pelotão de 09 homens, assumiu uma missão de combate na região de Gaggio Montano. “Conta com maior orgulho de ter trazido todos os seus meninos de volta e vivos”. Mais tarde, em meados de abril, esteve novamente inserido em combate, na árdua Batalha de Montese.

Na continuidade dos avanços das tropas da FEB, ainda nesse mês, os Pracinhas da FEB alcançaram a localidade de Fornovo di Taro, cercando assim grande contingente de alemães. O 3º Sgt. Nunes, portanto, relata que participou, auxiliando no processo da rendição, no resgate dos prisioneiros alemães em 28 e 29 de abril de 1945. Com esse ato, os compromissos da FEB nessa guerra haviam terminado. Consta que a volta do 3º Sgt. Nunes ao Brasil ocorreu em 18 de julho de 1945. Foi condecorado com a Medalha de Campanha da Itália e a Medalha de Guerra. A vitória brasileira em solo europeu, foi prova de que os destemidos Pracinhas souberam desempenhar suas missões com capacidade e determinação. Foram e venceram. Dos 25.334 Pracinhas que embarcaram, mais de 2.000 foram feridos, alguns desaparecidos, 466 mortos e 35 foram capturados pelos alemães.

 Desse modo, os Pracinhas mostraram a verdadeira capacidade tidas pelas nossas Forças Armadas, contrariando a zombaria empregada pelos populares antes dos embarques de que “era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil participar de uma guerra”. O compromisso na guerra, e que logrou êxito aos brasileiros, comprovou de fato que “a cobra fumou” e retornaram ao Brasil vitoriosos. 3º Sgt Sebastião Menott Nunes nasceu no Município de Canoinhas/SC, no dia 06 de setembro de 1923. Como verdadeiro patriota, envergou com orgulho, coragem e disciplina farda da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial.

 O 3º Sgt Sebastião Menott Nunes, é Sócio Benemérito da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército-AORE/SC- Joinville, residente na cidade de Joinville há mais de 50 anos, participando sempre dos eventos e formaturas do 62º Batalhão de Infantaria,“ o Nosso Batalhão”.

Joinville, 24 agosto de 2023

 

Texto com a biografia do 3º Sgt FEB Sebastião

 

Com pesar, informo que nosso amigo, Sócio Benemérito da AORE/SC e Herói da FEB Sgt Sebastião Menott Nunes. AORE/SC-Joinville

 

…. para eternizar em nossa lembranças e corações a convivência que desfrutamos em várias oportunidades com Sgt Sebastião. Soldado dos campos de Batalha na Itália, Pai e amigo, verdadeiro Herói. Fica a saudade, mas também o reconhecimento e admiração. Respeitosa continência

(Ten R2 Vitório-78 – Vice-Presidente AORE/SC-Joinville)

Joinville, 11 de novembro de 2023.

 

                                                                                

 

                                                                             

 

Notas:

AORE/SC-Joinville (Instagran)

Lamentamos profundamente o falecimento do Sargento Sebastião Menott Nunes, Sócio Benemérito da AORE/SC e Herói da FEB.

 

NSC – jean.laurindo@nsc.com.br: 

Quem é o pracinha que morreu aos 100 anos em Joinville

Sebastião Menott Nunes foi combatente do Exército brasileiro na Segunda Guerra Mundial, morreu neste domingo.

 

ND Mais 

Ex-combatente comandou grupo com outros nove brasileiros na Itália

 

Fica um sentimento de perda irreparável, porém mais que tudo nosso herói.

Cumpriu com exito todas as missões impostas a ele
Que o Senhor dos Exércitos receba essa alma serena.
Um abraço a família enlutada
E a minha mais respeitosa continência 

(Ten R2 Jackson-86 – Presidente AORE/SC-Joinville)

 

Descanse em paz , meu amigo , meu herói , missão cumprida . ” TOCHA “

(Ten R2 Valdemir-78)

 

Que Deus conforte a família e a todos ! Foi um homem que fez história! “O homem é eterno quando as suas obras permanecem” (Sr. Honorino – Sócio Honorário da AORE/SC-Joinville)

 

Que notícia triste. Mais um herói que parte. Mas é o rumo natural da vida. Nada detém a marcha do tempo. Fico feliz por ter convivido um pouquinho com ele, escutado suas histórias e testemunhado o valor desse patriota. Que Deus e seus mensageiros de luz o acolham e confortem a família nesse momento de dor! Armas em funeral!!! 

(Ten R2 Mario Celso-72)

 

Na simplicidade deste Sr., cumpriu honrosamente sua vida.
Exemplo de humildade e serenidade, fica um belo exemplo para todos nós.
Sentimentos para a Família. (Ten R2 Estêvão-83)

 

Aos familiares e amigos do Veterano , os mais profundos sentimentos de pêsames.
Que o Senhor dos Exercitos acolha em seu Reino de Luz, o espírito deste nobre guerreiro, que soube lutar o bom combate.

ARMAS EM FUNERAL !

Ten R2 Tadeu – Presidente do CNOR

 

Que notícia triste. Mais um herói que parte. Mas é o rumo natural da vida. Nada detém a marcha do tempo. Fico feliz por ter convivido um pouquinho com ele, escutado suas histórias e testemunhado o valor desse patriota. Que Deus e seus mensageiros de luz o acolham e confortem a família nesse momento de dor! Armas em funeral!!!

Cel Dureck – Ex Cmte 62 BI

 

AORE/SC -Joinville – A família (filhas e filho) do nosso Heroi, Sgt Sebastião, pediu para agradecer a presença dos militares e da Aore no velório/sepultamento e pelo carinho para com seu Pai. “Ele gostava muito de participar das formaturas e da AORE, reforçou uma das filhas”. (13/11/2023)